Conheça os 05 Pilares do Marketing Digital
O Marketing digital veio para ampliar as formas de divulgação de uma marca, criando novas oportunidades, novas formas de interagir, consumir, se relacionar e divulgar.
Apesar das inúmeras possibilidades, é preciso sempre levar em conta os seguintes fatores nas suas estratégias de marketing, essenciais para gerar resultados e encontrar as pessoas certas. Siga a leitura para conhecer os 5 pilares do Marketing Digital.
1.Posicionamento
O posicionamento diz respeito a como a sua empresa quer ser reconhecida online: mais séria, mais informativa, mais descontraída, mais humanizada...?
Para decidir o posicionamento, são levados em conta características da sua própria marca (como visão, missão e valores), dos concorrentes (para buscar se diferenciar deles) e dos consumidores (para criar identificação).
Seu posicionamento é definido durante o planejamento e estratégia de marketing, e aplicados nas ações de marketing – desde a linguagem e visual, até o modo de interagir com o público.
2.Conteúdo
A produção de conteúdo é uma das principais formas de se posicionar, entregar valor, interação e mostrar seu trabalho.
Muitas empresas e profissionais buscam se colocar como autoridade em sua área de atuação e fortalecer sua marca, compartilhando informações relevantes para o público, divulgando os produtos e serviços, e até mesmo conteúdos descontraídos que tenham relação com o nicho.
Além do interesse e da presença online, essa estratégia tem a capacidade de gerar confiança, trazer credibilidade e lembrança sobre sua empresa para os usuários, aumentando a reputação e melhorando o relacionamento.
3.Tráfego qualificado
Não podemos esquecer do público-alvo, que é o principal motivo de se investir no marketing digital. Afinal, de nada adianta planejar e criar conteúdos se eles não irão atingir ou chamar a atenção das pessoas certas.
Por isso, é preciso segmentar a comunicação para conseguir tráfego qualificado, ou seja, para receber visitas e interagir com quem tem mais chances de fazer negócios com sua empresa.
Através dos conteúdos, do tráfego pago, das redes sociais, mensagens e análise de dados é possível fazer essa segmentação do público-alvo, considerando fatores como dados demográficos, localização e outras características.
4.Relacionamento
A interação com o público é a grande responsável por reproduzir a imagem de uma empresa. Com a internet, há bastante tempo as pessoas deixaram de ser apenas receptores e passaram a poder comentar, analisar, elogiar, criticar, divulgar…
Por isso, é necessário criar boas relações entre empresas e público, tentando se aproximar de sua rotina e interesses, buscando responder suas dúvidas e resolvendo as queixas.
As redes sociais (mensagem direta e comentários), os chatbots, os aplicativos de mensagens e o e-mail são os canais de comunicação mais usados para se relacionar com os consumidores.
5.Monitoramento
É possível mensurar e monitorar todas as ações de marketing realizadas no meio digital, através de ferramentas e indicadores oferecidos pelas próprias plataformas ou sites terceiros.
Indicadores como performance do tráfego no site, engajamento nas redes sociais, contatos gerados através de mensagens, alcance dos anúncios e postagens, abertura de e-mails, o ROI (Retorno sobre o Investimento) são possíveis de serem coletados e analisados.
Assim, a partir desses dados, as estratégias podem ser mantidas, reajustadas ou alteradas com maior assertividade, além de gerar novas oportunidades e insights.
Tendo em mente esses pilares, o planejamento e as ações a serem adotadas se tornam mais simples e eficazes, ajudam a entender a dinâmica do marketing digital e é possível observar o que está dando resultados ou não.
Além de conhecer os pilares do Marketing Digital para elaborar estratégias mais eficazes, saber atender o cliente da melhor maneira possível é fundamental para fazer negócio e fidelizar. Por isso, saiba aqui como melhorar o atendimento ao cliente.